Continuando a série sobre grandes mestres, falaremos hoje sobre Swami Satyananda, o qual posso considerar como meu Guru Siksha, já que Ele foi iniciado por Swami Sivananda no Dasanami Sampradáya (ordem discipular).

satyananda

Satyananda nasceu em 1923 nos pés dos Himalaias, sendo abençoado por muitos santos e saddhus que ali passavam em direção ao cume das montanhas. Aos 19 anos, Satyananda deixou seu lar familiar para encontrar seu guia espiritual, Swami Sivananda, com quem passou 12 anos seguindo fielmente suas instruções. Atingindo a Iluminação espiritual, Satyananda pôde compreender a Verdade e desde então tornou-se uma autoridade em Yoga, Tantra, Kundalini, Vedanta e Sámkhya.

Depois deste tempo ao lado de Swami Sivananda, Satyananda peregrinou pela mãe Índia, como de costume dos grandes yogis. Por onde passou, buscou aperfeiçoar suas técnicas, afim de acabar com o sofrimento da humanidade. Em 1963, fundou a International Yoga Fellowship Movement e também a Bihar School of Yoga. Em 1968, fez sua primeira viagem ao ocidente para divulgar seus conhecimentos, inspirando ashrams do mundo todo. Em 1983, Satyananda nomeu Swami Nirajanananda como presidente da Bihar Sacool of Yoga, e em 1984 fundou a Sivananda Math, uma instituição que auxilia familias indianas necessitadas, e também o Yoga Research Foundation, instituição voltada para pesquisas científicas na área do Yoga.

Em 1988, Satyananda se recluiu para os locais de peregrinação, recebeu uma ordem espiritual para se estabelecer em Rikhya, onde vive até os dias de hoje, num estilo de vida de Paramansa, ajudando a Humanidade com sua consciência cósmica.

Tenho comigo três pérolas de Swami Satyananda. Yoganidra, o único que está em português, Swami Satyananda explica em detalhes essa prática introduzida no Yoga por ele (sim, sim, sim, e muito possivelmente, a maior parte dos professores de yoga não sabem isso). Outro livro, um clássico: Asana, Pranayama, Mudra, Bandha, em espanhol, onde o Swami ensina as principais técnicas utilizadas no yoga; E o livro Kundalini Tantra, em inglês, o maior tratado que já conheci sobre o sistema de chakras. Swami Satyananda ainda possui outras publicações. Em breve, postarei alguns de seus conhecimentos aqui.

Hari Om

Swami Satyananda

Swami Satyananda