Niranja ou Deepa é o algodão que, ateado fogo, forma a chama do arati, o oferecimento do fogo para a Deidade. Não pude explicar isso muito bem no tópico o Puja e como houve a solicitação, estou explicando melhor.

É muito simples: pegue um pedaço de algodão e faça uma bolinha com ele. Em seguida, puxe um “pavio”, uma pontinha mais fina, para atear o fogo. Mergulhe o chumaço no ghee ainda líquido e pronto, está pronto para usar.

Geralmente eu faço este processo uma única vez por mês, em quantidade suficiente para os pujas diários. Costumo usar 5 deepas por dia. Em dias que faço Agni Hotra, uso bem mais, então faço muitos e deixo guardado numa vasilha de plástico com tampa, perto do altar.

Outra coisa bem legal de se fazer: para meditação ou mesmo práticas de yoga, deixe um vasilhame cheio de ghee (que agora você sabe fazer!) e mergulhe um pedaço de algodão maior, deixando um pavio para fora, porém, untado com ghee e ascenda durante suas práticas espirituais. A chama é considerada a presença de Deus.

arati