Afim de exemplificar melhor todos os procedimentos para fazer adequadamente o Puja (ritual de adoração védico), hoje vou ensinar a fazer o ghee – ou manteiga clarificada.

O ghee é muito fácil de fazer, o que vai tomar mais é tempo. Você vai precisar de 1 a 5 kg de manteiga sem sal, uma panela de fundo grosso e paciência. Quanto à panela: melhor se for de ferro ou inox; descarte completamente as de alumínio (pois intoxica o ghee com o alumínio). Podem ainda ser usadas panelas de vidro; a que eu faço, é de barro. Vamos às fases:

1. Coloque a manteiga na panela, deixe no fogo bem baixo.

manteiga12

2. Deixe no fogo bem baixo, para a manteiga não queimar. Logo vai começar a sair uma espuma branca e alguns resíduos, que você vai tirando com uma colher.

gheee

3. O seu ghee vai estar bom quando tiver uma aparência parecido com esta:

ghe 34. Depois disso, você deve apenas coá-lo e colocar num recepiente fechado. Como eu moro em Curitiba, deixo o ghee fora da geladeira, mas se você mora em regiões quentes, melhor é guardar da geladeira.

Esta é a aparência  final do ghee:

ghee1Obs.: Só coe o ghee e transfira-lo para outro recepiente quando estiver morno. Cuidado ao manusear.

O ghee é muito utilizado nos rituais védicos, seja para untar algodão para fazer os niranja s, ou mesmo nos agni hotras védicos. Ah o ghee é delicioso para cozinhar, experimente..!

Namastê

Hari OM