Como tantos sabem (e outros nem tanto, rs), faço rituais védicos de purificação. Essa graça me foi concedida pelo Swamiji Krishnapriyananda.

Achei importante abordar este assunto, pois estou sendo cada vez mais solicitada para fazer tais rituais e, acreditem, muita gente fica de cabelo em pé pelo fato de eu ser mulher. Na Índia as mulheres não fazem rituais de Agni Hotra com finalidade de queima de karma ou rituais de instalação de deidades, casamento, funerais, enfim. Mas os rituais domésticos de purificação são exclusivamente femininos.

Conta Swamiji que antes do Rig Veda ser transcrito, as mulheres faziam agnihotra com intenção de diminuição do karma, mas que foi atestado que elas podem absorver este karma que é queimado junto com o fogo sacrificial, pelo poder de acolhimento do seu útero. Assim, mesmo nos agni hotra -s de purificação, devemos ter cautela quando menstruadas, e netsa época não fazemos em nenhuma hipótese tais rituais.

O Agni Hotra de purificação é feito com estrume de vaca, cânfora e alguns algodões embebidos em ghee. Tudo deve ser preparado dias antes e deve ser realizado conforme manda a liturgia hindu. Convém dizer que este ritual é bem mais curto que o Agni Hotra com fins kármicos.

Então abaixo segue algumas fotos de um Agni Hotra realizado no Espaço Anam Cara.

puja-ritual-hindu

om2

Om Namah Shivaya!

Om Namah Shivaya!