Om

Hari Hara

Om Namo Bhagavate Vasudevaya

Afim de explanar melhor cada um dos sistemas de Yoga, publico este pequeno artigo de Swami Sivananda, retirado do site http://www.hinduismo.org.br

Karma Yoga é a consagração de todas ações, e de seus frutos, junto ao Senhor. Karma-Yoga é a execução das ações enfatizando a união com o Divino, removendo o apego, permanecendo sempre equilibrado, no sucesso ou no insucesso.

O Karma-Yoga é, em si mesmo, serviço para a humanidade. Karma-Yoga é o Yoga da ação, da qual purifica o coração e prepara o Antakharana (o coração e a mente) para a recepção da Divina Luz, ou obtenção do conhecimento do Ser. O ponto importante é este: você deverá servir a humanidade sem qualquer apego ou egoísmo.

A ação de um tipo ou outro é inevitável. Você não poderá ficar sem fazer qualquer coisa. O que ata você ao fenômeno da existência ou Samsara não é a ação mas a idéia de executa-la e desfruta-la. O Karma amarra quando a ação é realizada por motivos egoístas, com a expectativa dos seus frutos. Mas quando a ação é realizada sem a expectativa de seus frutos, isto é liberação. Se os seus atos são como instrumentos nas mãos do Senhor, como uma participação da atividade cósmica da Natureza, sem a expectativa dos seus frutos, o Karma não irá amarrá-lo. Este Karma, então, torna-se Karma-Yoga. Trabalhe de forma altruísta. Sinta que você é apenas um instrumento e que o Senhor é quem trabalha através de você. Entregue as ações e seus frutos ao Senhor. Você se ficará livre das amarras do Karma e alcançará a paz.

A prática de Karma-Yoga prepara o aspirante para a recepção do conhecimento do Ser. Ele torna você o próprio Adhikari (aspirante) para o estudo do Vedanta. Pessoas ignorantes saltam de uma vez para o Jñana-Yoga, sem primeiro ter um treinamento preliminar em Karma-Yoga. Esta é a razão pelo qual eles falham miseravelmente na realização da Verdade. Várias impurezas escondem-se nas quatro partes da mente (Antakharana). A mente está repleta de amores e desafetos, inveja, ciúmes, etc. Eles, então, falam de Brahman. Eles afundam-se em toda a sorte de controvérsias imprestáveis, debates vãos e secos, e discussões sem fim. A filosofia deles é somente aquilo que têm nos lábios. Em outras palavras, ele são boca-vedantinos. O que é realmente procurado na prática do Vedanta é incessante serviço desapegado. Serviço desapegado é a única via para a remoção das impurezas escondidas na mente.

Duas coisas são indispensáveis requisitos na prática do Karma-Yoga. O Karma-Yogi não deverá apegar-se aos frutos das ações. Ele deverá dedicar as suas ações ao altar de Deus com sentimento de Ishvararpana. O desapego confere liberdade do sofrimento e do medo. O desapego torna um homem destemido e arrojado. Quando ele dedica as suas ações aos pés de lótus do Senhor, ele desenvolve devoção para Deus e aproxima-se d’Ele mais e mais. Ele sente gradualmente que Deus trabalha diretamente através dos seus Indriyas ou instrumentos. Ele Não sente tensão ou aflição na liberação de seus trabalhos agora. Ele fica totalmente descansado. A pesada carga que ele sentia anteriormente por conta de sua falsa noção (da realidade), agora desapareceu para fora de sua vista.

A prática de Karma-Yoga não exige que você deva possuir enorme riqueza. Você pode servir com a sua mente e com o seu corpo. Se você encontrar um pobre e doente homem deitado no lado da estrada, de a ele um pouco de água ou leite para beber. Anime-o com doçura e palavras encorajantes. Coloque-o num carro e leve-o para um hospital próximo. Se você não possuir dinheiro para pagar a condução, leve o paciente nas suas costas, e acompanhe-o sendo admitido no hospital. Se você faz serviços como este, seu coração será purificado. Deus fica mais satisfeito com este tipo de serviço, feito para as pobres e desamparadas pessoas, do que com serviço que é feito por uma pessoa rica, feito com pompa e vaidade. Se alguém estiver sofrendo de dor aguda em qualquer parte do corpo, imediatamente lave a parte afetada imediatamente. Sinta, enquanto você massageia, que está lavando o corpo do Senhor (Virat). Repita o seu Ishta Mantra, em nome do Senhor, enquanto lavar. Reze do fundo do seu coração: “Ó Senhor! Remova a dor deste homem. Deixe-o descansar em paz. Permita ele possuir boa saúde”. Sinta durante este processo que a energia de origem cósmica, Hiranyagarbha, está fluindo continuamente através de suas mãos. Alguns neófitos ficam receosos de que a sua energia irá esgotar-se pelo massagear de outra pessoa. Quanto mais você der, mais você irá obter. Você irá harmonizar-se com a energia cósmica do infinito. Esta é a divina Lei.

Benefícios do Karma Yoga

Pela realização de um serviço sem apego você purifica o seu coração. Egoísmo, ódio, inveja, idéias de superioridade e todo o tipo de idéias negativas deste tipo desaparecerão. Você irá desenvolver humildade, amor puro, simpatia, tolerância e misericórdia. Sentimentos de separação (como saudade), irão ser aniquilados. O egoísmo será erradicado. Você irá adquirir uma ampla de liberal visão na vida. Você irá experimentar um sentimento de unidade e integridade. Finalmente você irá obter conhecimento do Ser. Você irá realizar o Uno em tudo e tudo no Uno.

Geralmente as pessoas são impacientes e eles expectar Siddhis, após terem realizado um pequeno serviço. Um autêntico Karma-Yogi, que serve as pessoas com humildade e Atma Bhava (vendo Deus em todas as faces), torna-se um verdadeiro rei do mundo. Ele é honrado e respeitado por todos. Quanto mais você servir realizando Atma Bhava, maior poder, energia e capacidade você irá obter. Pratique isto e sinta.

Se você realmente quer progredir no caminho espiritual você precisa realizar toda a sorte de serviço diariamente, até o fim de sua vida. Então, somente assim você estará seguro. Não pare de servir quando você se tornar um Yogi famoso. O espírito de servir precisa penetrar em cada nervo, célula, tecido e osso do seu corpo. Ele precisa impregnar-se no seu corpo. Então, você irá tornar-se um real, pleno e repleto Vedantino prático (que segue os Vedas e a filosofia do Vedanta). Existe um grande Vedantino ou Karma-Yogi, como o Senhor Buddha? Ele ainda vive no nosso coração, porque o espírito de servidão foi impregnado por Ele; Ele passou toda a Sua vida servindo os outros numa variedade de formas. Ele é realmente uma alma magnânima, que nunca deixou de servir um só segundo. Você também pode tornar-se um Buddha, se você aplicar-se diligentemente em si mesmo, no abnegado serviço com a reta atitude mental.

Na prática do Nishkama Karma Yoga, não há perda de esforço. Não há danos. Também não há transgressão. Mesmo um pouco desta prática pode proteger você do medo terrível do renascimento, da morte, com suas concomitantes danos. Você ira colher os frutos do Karma-Yoga a saber: Jñana. Aqui não há incerteza. O caminho do Karma-Yoga finalmente conduz para a obtenção de bem-aventurança do Ser.

Tomara que vocês todos alcancem a pureza do coração através do constante serviço desapegado. Tomara vocês todos resplandeçam como dinâmicos Karma-yogins, irradiando alegria, paz e bem-aventurança em todos os lugares. Tomara vocês todos regozijem-se como bem-estar de todos os seres. Tomara as suas mentes fixem-se no Senhor, quando suas mãos estão servindo a humanidade. Tomara vocês todos entendam os princípios e as técnicas do Karma-Yoga. Tomara todas as suas ações tornem-se ofertas para o Senhor. Tomara todos vocês alcancem Kaivalya Moksha através da prática do Karma-Yoga neste nascimento.

Om Tat Sat